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Artigos e Dicas

CAFEÍNA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE SEU EFEITO TERMOGÊNICO

segunda, 02 de setembro de 2019 às 13:22:30

Estudos revelam como a cafeína age no organismo, e mostram como seu efeito termogênico pode te fazer perder gordura corporal. Confira!

Quer saber mais sobre essa substância e como ela pode te ajudar a chegar aos seus objetivos na academia? Então se liga:

Fontes alimentares:

A cafeína, embora não apresente valor nutricional, é considerada um ergogênico natural por ser encontrada em vários produtos alimentícios comercializados e consumidos diariamente, como o guaraná, o mate, o chocolate, o café e alguns chás. Importante citar, claro, que a quantidade de cafeína presente nos alimentos em geral é pequena, sendo necessário o consumo de grandes quantidades para se obter os benefícios da substância. É aí que entram os suplementos.

A cafeína também está presente em vários suplementos alimentares disponíveis no mercado, conhecidos como termogênicos, que visam manter o metabolismo acelerado para maior oxidação de gordura, e podem auxiliar na melhora da performance física. Além disso, também pode ser encontrada em alguns medicamentos neste caso, em geral é usada para diminuir a sonolência provocada por alguns remédios.

Metabolismo:

A cafeína é uma substância absorvida de modo rápido e eficiente, com aproximadamente 100% de absorção, através do trato gastrintestinal após administração oral. O metabolismo da cafeína ocorre em maior proporção no fígado, e apesar de apenas uma pequena quantidade de cafeína ser excretada sem alteração na constituição química, sua detecção na urina é relativamente fácil.

Alguns fatores como a genética, dieta, uso de alguma substância, peso corporal, estado de hidratação, tipo de exercício físico e o consumo habitual de cafeína podem afetar o metabolismo da mesma e, consequentemente, influenciar na quantidade total excretada pela urina.

 

Mecanismo de ação:

Diversos mecanismos foram propostos para explicar os efeitos da suplementação de cafeína no desempenho desportivo. Um dos principais locais de ação da cafeína é no sistema nervoso central (SNC), auxiliando na redução do esforço percebido, na melhora do estado de alerta, no aumento da disposição, entre outros.

Além do efeito no SNC, outro mecanismo possível, é a atuação da cafeína diretamente no músculo, auxiliado no processo de contração muscular, e pode afetar a utilização do substrato durante o exercício, ou seja, diminuir a utilização de glicogênio e aumentar a mobilização de ácidos graxos livres. Isso pode contribuir para o aumento da oxidação da gordura, reduzindo a oxidação de carboidrato e, melhorando o rendimento nos exercícios físicos prolongados.

Devido à redução na disponibilidade de carboidrato, visto que a acentuada depleção deste nutriente tem sido apontada como um fator limitante para o desempenho físico.

 

Principais efeitos:

  • Melhora da performance física (por atuar na redução da percepção de esforço);
  • Melhora do estado de alerta;
  • Maior energia e disposição;
  • Prevenção da fadiga;
  • Mantém maior foco e disposição muscular durante o treino
  • Aumenta o desempenho para atividades intensas

 

Ou seja, pode ajudar as pessoas a treinarem mais e melhor!!

 

Dicas para sua suplementação:

Alguns hábitos e estratégias podem potencializar os efeitos da suplementação de cafeína e te ajudar a chegar nos resultados de forma mais eficaz. Confira!

Horário: 

O ciclo circadiano por si só influencia na performance. Por exemplo, normalmente, o menor rendimento atlético está relacionado às primeiras horas depois de acordar.

Nesse sentido, a cafeína pode te ajudar a vencer essa barreira biológica da performance. Além disso, o efeito da cafeína na performance atlética parecer ser mais benéfica em horários em que o atleta acabou de acordar.

A cafeína também pode atrapalhar o sono se consumida muito próxima de dormir e isso pode influenciar negativamente na energia e disposição durante o dia seguinte.

Combinação de cafeína com carboidrato: 

A ingestão de cafeína associada a bebidas com carboidratos pode favorecer a maior absorção, podendo contribuir para a melhora do desempenho físico. Além disso, parece não afetar as funções gastrintestinais quando ingerida de forma conjugada a diferentes soluções líquidas, como o carboidrato (CHO) e a água.

 

Gostaria de experimentar a utilização da cafeína em sua rotina de treinos, estudos ou se manter mais ligado?

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